Veja o histórico profissional completo no Linkedin
Aqui estão os últimos projetos e empresas por onde passei. No linkedin você encontra o currículo completo.
Leia mais

Comunidade

Projetos, Comunidades, Afiliações e Contribuições

Eventualmente participo e contribuo com alguns projetos, veja alguns deles.

Spring.NET no .NET Standard

A comunidade .NET vem experimentando Dependency Injection sem Inversion of Control, o que considero um grave equívoco. Com o passar dos anos, as implementações que fazem somente DI tomaram conta do mercado e se mostraram mais atraentes graças à extinção das configurações em arquivos não compiláveis. A inexistência de inversão de controle, limita as reais possibilidades de uso de um full featured container. O Spring.NET contempla em um container complexo, IoC e DI de forma não intrusiva e opcionalmente programável. Essas features permitem que você crie soluções incríveis, com o máximo do reaproveitamento. Portar esse projeto para o .NET Standard abre o horizonte de utilização ao universo do .NET Core, no Windows ou no Linux, com ou sem Docker.

O port foi dividido em fases, onde a primeira fase destina-se ao port dos projeto Spring.Core e Spring.Aop. Ambos foram portados com sucesso e estão sendo usados em produção no projeto Wbot, que cuido na Ebix. A segunda fase, destina-se ao port de seus testes unitários, e nesse momento temos um real problema. Esse é o momento em que o projeto se encontra. Embora os testes estejam parcialmente portados, há uma grande necessidade em rever a infraestrutura de mocking que foi adaptada para que pudesse rodar seus testes, mas ainda está longe de estar concluída.

A conclusão do port dos testes unitários é o elemento que falta para relançar o projeto, talvez com rebranding, talvez não. Tudo depende do time que cuida do projeto atualmente. Por hora, enquanto um port oficial não acontece, o projeto está sob o nome Summer (verão), como uma brincadeira análoga à estação do ano subsequente ao Spring (primavera). O projeto encontra-se no github, mas há um disclaimer no readme, leia-o.

Oragon Architecture

Por quase 10 anos idealizei, projetei, desenvolvi e implantei um framework totalmente voltado para o desenvolvimento de serviços que permitiu-me trabalhar diversos projetos críticos e empresas com pouco know how, e transformá-los em poucos meses em robustos projetos com uma arquitetura sólida e escalável.

Baseado em uma rica infraestrutura de aspectos, IoC e DI usando Spring.NET o projeto contempla abstrações completas para que você só tenha preocupações com o negócio. O resultado final é um isolamento completo entre código funcional e código não funcional, permitindo as mais variadas abstrações via configuração.

RabbitMQ WCF Binding

Durante a restruturação da arquitetura do projeto da Seguradora Líder (DPVAT), percebi que as integrações tinham um grande problema de contenção e as demandas de eventual indisponibilidade atrapalhavam significativamente o projeto. Ao usar o binding nativo do RabbitMQ para WCF fui obrigado a mudar o ciclo de vida do WCF para esse binding para permitir o trabalho com filas no modelo Fire and Forget ainda assim garantindo a confiabilidade da integração.

O projeto foi feito como um fork da versão original do Binding para oferecer essa feature.

Gerador de API’s Yeoman: NodeJS + Typescript + TSLint + Restify + MongoDB + Docker, With VS Code Automation = VSCode TypeScript Live Debug with Containers

Node Api Docker 1st Class Experience é um gerador yeoman que gera projetos assim: NodeJS + Typescript + TSLint + Restify + MongoDB + Docker, With VS Code Automation = VSCode TypeScript Live Debug with Containers. O projeto é open source e está disponível no github e npm.

Docker Gallery by Luiz Carlos Faria

Docker Gallery consiste na iniciativa de criar um repositório de projetos Docker que facilitem a vida de desenvolvedores e profissionais de infraestrutura. A intenção não é reinventar a roda, mas sim entregar produtos e setups completos que poupem tempo e necessidade de conhecimento específico. Visitar projeto…

EnterpriseApplicationLog

O projeto EnterpriseApplicationLog consiste na criação de uma infraestrutura rica baseada no ElasticSearch, LogStash e Kibana, chamado carinhosamente de ELK stack. Em adição, temos nesse stack o RabbitMQ para mediar o envio de logs de suas aplicações para a plataforma. O stack vem pronto para trabalhar, e basta executar o comando ‘docker-compose up’ e para ter um stack completo de logs pronto para uso. Visitar projeto…

wordpress-apache-php7

Essa imagem em breve será descontinuada, bastando a equipe do WordPress disponibilizar uma imagem do WordPress baseada no PHP7. Enquanto isso, essa imagem sana esse gap, oferecendo uma versão extremamente rápida e eficiente para cms mais utilizado do mundo. Visitar projeto…

nginx-pagespeed

O dia-a-dia de quem cuida de servidores, é extremamente facilitado com a chegada do Docker, no entanto para fazer proxy e load balancing há desafios interessantes que esse projeto ajuda a sanar. O NGINX é um excelente webserver, extremamente rápido e eficiente, no entanto para adicionar plugins, diferente do IIS e Apache, necessita ser recompilado. Esse processo exige conhecimento específico e embora não seja complexo, é cheio de detalhes e passos chatos. Assim, para me auxiliar, criei e disponibilizei uma versão customizada do NGINX, com diversos plugins que juntos oferecem capacidades incríveis, que vão desde otimização out of the box para produtos e ferramentas caixa-preta, até proxy para TCP puro, que facilita a vida na hora de expor um serviço que já está rodando em um container Docker, e você não deseja recriá-lo, apenas para expor ou deixar de expor sua porta. Visitar projeto…

nginx-pagespeed-automation

O processo de configuração do NGINX é um processo cheio de detalhes, mas imensamente repetitivo, portanto criei um gerador que com base em um metadado json, gera os scripts de recriação do container e sua configuração, permitindo automatizar todo o processo de reconstrução do loadbalancer em segundos. Visitar projeto…

jira

Embora eu use em produção, essa imagem tem a finalidade de exemplificar como é fácil dockernizar produtos. O Jira que possuo foi adquirido som as licenças de entrada, a preços extremamente populares, com limitação para 10 usuários. É um produto incrível. Visitar projeto…

varnish

Varnish cache é um dos cache servers mais eficientes e customizáveis do mercado. Presente em sites como stackoverflow.com, reddit.com, wikipedia.org, drupal.org, npmjs.com, udemy.com, twitch.tv, behance.net o Varnish se consolida como uma excelente alternativa para otimizar sites e aplicações. Essa distribuição é otimizada para WordPress e está pronta para uso. Visitar projeto…

MTAC

Multi-Platform Technical Audience Contributor

Em março de 2017 fui aprovado e desde então integro o time de MTAC’s do Brasil. É uma associação destinada ao engajamento da comunidade técnica em prol da união para a criação de conteúdo, palestras, apresentações e eventos em geral. É a comunidade em prol da comunidade técnica.

 

GitHub

Veja minhas contribuições no GitHub

Os meus projetos e contribuições mais relevantes estão presentes no meu GitHub.

Canal .NET

Contribuições

Participei, como palestrante, em diversas palestras no Canal.NET. Foram 4 participações, falando de Docker, .NET Standard, Microsoft Fakes e muito mais.

Linkedin

Veja o perfil profissional completo no Linkedin

Para contatos profissionais, é possível encontrar meu currículo completo no Linkedin!

A história

As últimas empresas e projetos

Ao longo dos últimos anos construí uma história de alguns fracassos e muito sucesso! Muitos times, muitos clientes, muitos projetos. Guardo no coração cada oportunidade que tive de transformar e aprender com cada um que esteve comigo nessa caminhada. Sou grato pela experiência que pude adquirir nessa jornada, pela quilometragem adquirida com todo esse corre-corre em busca de soluções que fizessem diferença.

Aproveito para agradecer aos meus pares, meus superiores e equipes. Foi fantástico chegar até aqui, foi maravilhoso poder contar com vocês ao meu lado. Espero poder reencontrar muitos nessa jornada maluca.

Reconhecimento

Um pedaço do que guardo com muito carinho!

Em breve vou trazer as mais de 20 recomendações públicas de companheiros e amigos que conquistei ao longo dessa jornada!