O post estava ficando grande demais então dividi em dois. O que era para ser um só, acabou virando 2 posts sobre .NET Core. O post anterior aborda o contexto necessário para que entenda quais são as estratégias de deploy. Nesse vamos efetivamente abordá-las.

Estratégias de Deploy

Agora que os principais aspectos novos estão minimamente esclarecidos, podemos falar do que esse post se propõem: As estratégias possíveis de deployment.

containers-windows

Usando a mesma imagem vemos algumas possibilidades para deploy de aplicações baseadas em .NET Core:

PaaS

Azure e Amazon AWS oferecem serviços para hospedagem de aplicações ASP.NET Core. É sempre uma boa opção quando você não quer e não precisa gerenciar sua própria infraestrutura. O AppHarbor oferece opções interessantes para Full Framework. É possível utilizar também os Container Services do Azure e Amazon para hospedar containers. São alternativas gerenciadas para deploy de containers.

IaaS

A possibilidade de realizar implantações de aplicações .NET Core na maioria das distribuições Linux, nos possibilita utilizar servidores baratos para testar e montar stacks reais para testes, PoC’s ou mesmo por pequenos projetos em produção. Havendo necessidade, os principais host providers oferecem máquinas Linux e Windows a preços competitivos. Optando por máquinas Linux, você terá obrigatoriamente mais hardware e confiabilidade para sua aplicação e/ou serviço.

On Premise

Usando nuvens privadas ou infraestrutura própria, Windows e Linux podem ser opções. Com containers ou não, dependendo da aplicação, claro. Para aquelas sob o .NET Core, você terá maior liberdade de escolha. Já quem depende do Full Framework, ficará preso ao Windows, mas agora com a possibilidade de utilizar containers. Neste caso as opções de deploy no Windows (1), podem ser realizadas como Windows Containers (2, 3) ou Hyper-V Containers (5, 6), sempre com base no Windows Server Core.

Bibliografia

Na construção deste post foram usadas referências para diversos posts:

Announcing .NET Core 1.0

Announcing ASP.NET Core 1.0

Containers are not VMs

Hyper-V Containers

Comente, compartilhe, curta!

Logo abaixo desse texto você encontra os Posts Relacionados, e botões de compartilhamento, em seguida a sessão de comentários!

Gostou? Então aproveite para curtir, compartilhar e enviar comentários, dúvidas ou sugestões.

Conheça o Grupo Arquitetura de Softwate | .NET: Facebook e Telegram
Luiz Carlos Faria: Site, Youtube, Facebook, Twitter, Telegram, Linkedin e Email