Ao longo de 2016 fiz uma série de vídeos sobre docker, da qual devo retomar nas próximas semanas. Nesse post vou abordar exclusivamente Windows + Docker e WSL + Docker. Acho que vai ajudar a esclarecer!

Docker no Windows

Docker e Windows ainda gera uma série de dúvidas, sobre diversos aspectos, desde a utilização do Hyper-v, utilização de VirtualBox, o que é Docker for Windows, precisa ou não precisa de uma VM. Até então são questionamentos naturais, visto que a documentação peca em entregar essas informações de forma simples e transparente. Para sanar essa dúvida que é muito recorrente, criei uma página dedicada à essa questão.

Docker no Windows Subsystem for Linux

Quem está acompanhando a evolução do Windows e as novidades da Microsoft, deve saber que WSL ou Windows Subsystem for Linux (leia mais) chegou e agora, nessa última semana além do Ubuntu, chegam Fedora e Suse à Windows Store. Todos rodando sob o WSL. Uma questão que a Microsoft ainda não havia se posicionado até então é sobre a possibilidade de rodar o Docker no WSL. Para quem não se debruçou nos blogs e posts sobre cada uma das 2 tecnologias, isso realmente é um ponto de questionamento.

Em um dos Q&A`s que rolaram no Microsoft Build 2017, Jack Hammons Program Manager do WSL na Microsoft, responde essa pergunta, enviado pela audiência.

NOTA!

Acontece daqui a pouco uma Mesa Redonda #4 – Novidades do Build 2017 no Coding Night.

Lá vamos abordar esse e muitos outros temas interessantes sobre o que rolou no Build 2017!

Clique na imagem abaixo para saber mais.

Conclusão

A resposta é simples: Docker utiliza features complexas demais para o estágio em que o WSL se encontra. Isso significa que podemos rodar node, python, git, e muita coisa legal, mas Docker exige uma cobertura muito grande das syscalls do Kernel do Linux. Assim podemos esperar algo para os próximos “meses ou anos” como diz o Jack Hammons. De qualquer forma, a CLI do Docker funciona perfeitamente, isso quer dizer que vc do WSL consegue gerenciar um outro DOCKERD, em uma VM, na mesma rede ou em uma máquina na internet.

Vale lembrar que é a primeira vez que o time do WSL ou mesmo a Microsoft se posiciona usando Docker e WSL na mesma frase!