.NET Cross PlatformDesenvolvimentoSolutions & Design GalleryTutoriais

Em outubro no post Docker – de A a Z – 15 – RabbitMQ, LogStash, ElasticSearch e Kibana com Docker Compose eu apresentei um modelo interessante de Log, com uma abordagem diferente. Ficou muito simples para trabalhar com o stack, no entanto a Elastic.co mudou muita coisa no meio do caminho e foi necessário readaptar o projeto às novidades da plataforma. Para alegria dos que gostam do projeto que compilei, aqui está a novidade: Revisitei as configuração e acertei o que era necessário para o stack!

A premissa base que me levou à compilar esse stack é criar a possibilidade de utilização desses 5 elementos, sem dor de cabeça. Conectando os pontos, e criando um pacote pré-moldado, todo o entendimento e gerenciamento da plataforma se torna mais simples, e se você quer um stack funcional em minutos, é uma das poucas alternativas.

Eu já fiz pelo menos 2 setups desse stack sem docker e docker-compose e te garanto: é absurdamente traumático, principalmente se quem for executar a tarefa precisa de um documento formal que diga como fazer tudo, from scratch! São 5 elementos, 5 configurações específicas, cada um em um documento, cada um com seus passos em ordem, enfim, um mini-inferno para ambientes mais burocráticos e inviável para quem só quer estudar. Esses motivos me fizeram criar o projeto, permitir que com 3 linhas de comando e alguns segundos, você tenha tudo isso rodando e colaborando em sua infraestrutura.

Sobre os comandos, continuam os mesmos:

Entre a primeira release, em outrubro de 2016, e meados de 2017 muita coisa coisa mudou, a Elastic criou seu repositório próprio para imagens docker e lançou algumas releases de seus produtos, com isso muita coisa parou de funcionar, e o stack ficou quebrado. As últimas releases no docker hub causaram essas quebras, mas serviram de alerta.

Agora o stack está aqui novamente!

A release 3.0 do projeto  conta com:

  • Adequação à mudança de hub.docker.com para docker.elastic.co.
  • Revisão das configurações e adequação para as novas versões dos produtos.
  • Update do RabbitMQ indo para a versão baseada em apline.
  • Remoção do Xpack (o stack ELK é open source, no entanto o Xpack é um pacote pago).

Se quer conferir, rode as linhas de comando acima, ou visite o repositório que está disponível no GitHub. Esse projeto não possui imagem própria, apenas configura imagens do hub.docker.com e agora do docker.elastic.co.

Comente, compartilhe, curta!

Logo abaixo desse texto você encontra os Posts Relacionados, e botões de compartilhamento, em seguida a sessão de comentários!

Gostou? Então aproveite para curtir, compartilhar e enviar comentários, dúvidas ou sugestões.

Conheça o Grupo Arquitetura de Softwate | .NET: Facebook e Telegram
Luiz Carlos Faria: Site, Youtube, Facebook, Twitter, Telegram, Linkedin e Email